sexta-feira, 11 de julho de 2008

A CÍNTIA

Vejo uma leve olheira se formando no meu rosto. Meus olhos estão cansados. No fim do dia, é assim que ficam. As sobrancelhas caem. Eu olho no espelho e as levanto, cerro o olhar: bem melhor. E desfaço de novo. Gosto dos meus olhos. São verdes, o que me rende elogios de quando em quando. Gosto disso também, um pouco de confete não faz mal a ninguém. Mas passam tanto tempo atrás dos óculos, quietinhos, observando, como eu.
Não são apenas os olhos que denunciam minha exaustão: os cabelos desarrumados também. Ultimamente tenho praticado o dom da paciência com a ajuda deles: ando deixando crescer. É difícil segurar o ímpeto de parar em um cabeleireiro quando as coisas vão mal e radicalizar, mas é o preço para ter madeixas longas. Esperar, ultimamente, não tem sido algo fácil. Todo exercício é válido. As raízes loiras sem a costumeira tinta preta também me ensinam algo: a não ter pressa para decidir. Não sei se quero continuar a ser morena ou mudar de emprego. Pra que me afobar?
Sigo minha franja com o olhar nesse espelhinho até a orelha e vejo meus furos cicatrizando. Quis forçar um brinco lindo mas de material de quinta. Inflamaram horrendamente, mas agora estão melhores. Às vezes a gente faz isso: quer tanto algo que escolhe fechar os olhos para os motivos óbvios pelos quais aquilo não é a melhor opção. A vida não quer saber: inflama.
Do lóbulo ao maxilar, ao queixo (quase sem cravos, graças ao bom Deus), à boca. Tirei meu piercing do lábio hoje, para uma entrevista de emprego. Erre-agás não me levam a sério com aquela argola. Esse pedacinho de ouro branco me alegra no dia a dia. Me faz lembrar que ainda existe certa loucura em mim, certa coragem para desafios.
Do pescoço, pende minha correntinha e seu pingente. Um peixe, com inscrições em grego dizendo "Jesus Cristo Filho de Deus". Gosto do assessório. Ele serve como uma mão para segurar nos momentos de raiva ou medo, como lembrete de que meu Pai está comigo, como microfone do meu coração. Me diz a quem pertenço.
Minha blusa preta, que contrasta fortemente com a pele extremamente branca, é tudo o mais que meu espelho alcança.

Nenhum comentário: